Bairrada

A Bairrada tem um clima suave, temperado pela proximidade do Oceano Atlântico. Apesar da produção de vinho existir desde o século X, foi no século XIX que a região se transformou numa produtora de vinhos de grande qualidade: tintos, brancos e espumantes.

Nesta região de terras planas, destacam-se dois tipos de solos que originam vinhos distintos: os solos argilosos, cujo barro deu origem ao nome Bairrada; e os solos arenosos, típicos da vinhas mais próximas do litoral. Para a Lusovini esta é a região de eleição para o desenvolvimento de espumantes de todos os segmentos, de brancos de guarda e de tintos de personalidade forte e intemporais.

A casta Baga é a variedade tinta dominante na região. Cultivada nos solos argilosos, origina vinhos carregados de cor e muito ricos em taninos, os quais lhes dão elevada longevidade. Nas castas brancas, plantadas nos solos arenosos da região, destacam-se a Bical e a Fernão Pires – que nesta região se chama Maria Gomes – as quais originam vinhos brancos aromáticos, frescos, levemente salgados, muito gastronómicos. Quanto aos espumantes de fermentação pelo método clássico, tradicional da região, são muito apreciados para acompanhar a cozinha local, com destaque para o tradicional Leitão da Bairrada. 

ver mais
ver mais
ver mais
ver mais
ver mais
ver mais
ver mais
ver mais
ver mais
ver mais
ver mais
ver mais
ver mais
ver mais
programa-de-desenvolvemento-ruralcompete-2020portugal-2020fderifs
PT | EN | ZH

Tem idade legal para consumo de bebidas alcoólicas?