Mundo Lusovini

Internacionalização - Mundo Lusovini

    Desde a sua génese, a Lusovini apostou nos mercados internacionais como veículo de comunicação dos vinhos portugueses. Inicialmente, por razões históricas e culturais, privilegiou estreitar laços com países de língua oficial portuguesa, criando a Lusovini Angola (Luanda), Mozamvini (Maputo). Com estes mercados consolidados, o desafio passou então para mercados mais distantes da cultura portuguesa: Lusovini USA (Estados Unidos da América) e os países do Extremo Oriente, com a China à cabeça.

 

LUSOVINI ANGOLA

    Os laços entre Portugal e Angola remontam a meados do século XV. Angola é um dos principais parceiros de negócios de Portugal, tendo o vinho um papel importante na relação comercial entre os dois países. Com o objetivo de estreitar as relações entre Portugal e Angola, o grupo criou a Lusovini Angola, tendo como objetivo oferecer um serviço de proximidade ao consumidor angolano. A Lusovini Angola cobre atualmente a totalidade do território angolano, distribuindo vinhos desde o Namibe (Sul) a Cabinda (Norte). Tem um “show room” aberto sete dias por semana ao público em Luanda, na zona Talatona-Camama (link de localização), onde estão disponíveis provas permanentes dos diferentes vinhos que constituem o portfólio da empresa.

MOZAMVINI

    Moçambique é um país histórico para as rotas comerciais mundiais: desde que Vasco da Gama aportou em 1498 na Ilha de Moçambique, o país nunca mais saiu do coração dos portugueses, tendo a vida dos dois povos ficado interligada até hoje. Tal como a língua portuguesa, em Moçambique perduraram os hábitos de consumo de vinhos portugueses. Quando a Lusovini lançou a Mozamvini – dando início à primeira distribuidora unicamente focada na distribuição e serviço de vinhos portugueses a operar em território moçambicano – iniciou um projeto de longo prazo de valorização dos hábitos de consumo, investindo na formação, tanto de profissionais, como dos consumidores finais. O seu “show room” em Maputo, na Avenida Comandante Moura Brás, tem um espaço para formação onde é prestado aos consumidores moçambicanos o melhor aconselhamento em vinhos portugueses.

LUSOVINI USA

    A notoriedade dos vinhos portugueses cresceu muito em todo o mundo no século XXI, mas é nos Estados Unidos da América que o reconhecimento da sua excecional relação preço-qualidade tem sido mais evidente. Consciente de que os Estados Unidos são o principal mercado potencial para o vinho português, o grupo criou a Lusovini USA e iniciou a sua atividade nos estados de New Jersey e de New York. Pouco depois, a revista norte-americana Wine Enthusiast, uma das maiores publicações do setor, escolheu o Pedra Cancela Seleção do Enólogo, um vinho tinto do Dão produzido e distribuído pela Lusovini, como a 7ª melhor escolha mundial nos vinhos vendidos em 2015 a menos de 15 dólares. A Wine Spectator, revista de referência para a crítica mundial, escolheu também o Pedra Cancela Malvasia Fina-Encruzado Dão Reserva 2014 como “um dos tesouros dos vinhos brancos de Portugal”.

LUSOVINI ÁSIA

    O Oriente é um dos maiores mercado mundiais e esta tendência tenderá a continuar no futuro. Como tal, desde 2013 que a Lusovini desenvolve um trabalho comercial em permanência nos países do Oriente. Em 2016 decidiu abrir um escritório de representação em Macau para funcionar como base logística para a equipa comercial que, a partir de então, trabalha diariamente os diferentes mercados da China e de outros países Asiáticos. Nestes mercados a Lusovini presta a muitos dos seus importadores/representantes, o mesmo serviço integrado que a distinguem.