Bairrada

A Bairrada tem um clima suave, temperado pela proximidade do Oceano Atlântico. Apesar da produção de vinho existir desde o século X, foi no século XIX que a região se transformou numa produtora de vinhos de grande qualidade: tintos, brancos e espumantes.

Nesta região de terras planas, destacam-se dois tipos de solos que originam vinhos distintos: os solos argilosos, cujo barro deu origem ao nome Bairrada; e os solos arenosos, típicos das vinhas mais próximas do litoral. Para a Lusovini esta é a região de eleição para o desenvolvimento de espumantes de todos os segmentos, de brancos de guarda e de tintos de personalidade forte e intemporais.

A casta Baga é a variedade tinta dominante na região. Cultivada nos solos argilosos, origina vinhos carregados de cor e muito ricos em taninos, os quais lhes dão elevada longevidade. Nas castas brancas, plantadas nos solos arenosos da região, destacam-se a Bical e a Fernão Pires – que nesta região se chama Maria Gomes – as quais originam vinhos brancos aromáticos, frescos, levemente salgados, muito gastronómicos. Quanto aos espumantes de fermentação pelo método clássico, tradicional da região, são muito apreciados para acompanhar a cozinha local, com destaque para o tradicional Leitão da Bairrada.